Como um software pode ajudar no controle de estoque e vendas?

6 minutos para ler

O controle de estoque e vendas é um procedimento essencial para acompanhar as movimentações financeiras da sua empresa e fazer as reposições adequadas, a fim de garantir que não faltem mercadorias e evitar prejuízos. Esse trabalho ganhou fortes aliados a partir da transformação digital, que trouxe uma série de soluções informatizadas para facilitar processos e dinamizar a gestão das atividades empresariais.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre como um software pode ajudar no controle de estoque e vendas. Tem interesse? Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

Por que é importante fazer um bom controle de estoque e vendas?

O controle de estoque e vendas é um processo trabalhoso e que demanda dedicação contínua. Com ele, é possível perceber quais são os produtos que apresentam mais saída e quais são menos procurados. Essas informações facilitam a realização de previsões e reposições, de forma a evitar mercadorias encalhadas e prejuízos.

Além disso, o controle de estoque está diretamente ligado à disponibilidade do essencial. Artigos faltando podem gerar a perda de clientes para a concorrência. Contar também com algumas unidades de itens de menor procura é indispensável, pois eles podem ajudar na fidelização de consumidores com preferências mais específicas.

Mas vale destacar que, para essa gestão ser correta e eficiente, não é indicado realizá-la de modo intuitivo e manual. É importante contar com soluções informatizadas robustas para ter sucesso nessa atividade. A tecnologia é um elemento decisivo para minimizar equívocos ao longo do processo e fornecer informações e indicadores estratégicos.

Como melhorar o controle de estoque e vendas com um software?

Existem práticas fundamentais para fazer um controle de estoque e vendas impecável, e essa tarefa pode se tornar mais efetiva por meio de um software especializado. Entenda!

Registre diariamente

Fazer um registro diário das movimentações de estoque e vendas é essencial para evitar erros na contabilidade e no controle das mercadorias. Com a documentação, torna-se mais fácil perceber o que ainda está disponível, quais unidades apresentaram saída e se há itens estagnados armazenados.

O software é uma ferramenta integrada. Uma movimentação registrada por meio da leitura em código de barras, por exemplo, é notificada no estoque e em todo o sistema. Isso significa que o financeiro também é atualizado, o que ajuda na realização de balanços e da contabilidade.

Assim, dá para ver sem complicação o que ainda está disponível, o que é necessário repor, bem como itens nos quais é melhor evitar investir. O controle é importante também para prevenir prejuízos com mercadorias encalhadas, perdas e até roubos, o que contribui para reduzir custos.

Conheça diferentes maneiras de controle de estoque

Há formas distintas de controlar o estoque na sua empresa. No método Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS), a proposta é movimentar os itens a partir da ordem cronológica de inserção da mercadoria. Já no Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS), o preço estabelecido é o do último lote de produtos que foi armazenado.

Então, como descobrir qual é a metodologia mais adequada? Tudo depende do tipo de item oferecido pelo estabelecimento. Laticínios, por exemplo, podem se adequar bem ao PEPS, mas não ao UEPS.

Um software permite aplicar esses métodos de controle com mais precisão e eficácia. A informação é controlada por vias informatizadas e registros integrados. Com isso, é mais fácil gerenciar as movimentações e evitar equívocos.

Envolva toda a equipe

Seus colaboradores precisam estar atualizados sobre a dinâmica do controle de estoque para que eles não cometam deslizes por falta de informação. A capacitação e o conhecimento a respeito das mudanças e movimentações nessas questões são relevantes para a sua equipe se posicionar melhor em relação ao trabalho.

Com uma solução informatizada, seu time de vendedores tem mais informações em mãos para desenvolver estratégias de vendas. A inserção de um software na sua empresa traz uma série de benefícios para esse processo, por facilitar o compartilhamento dos dados e o acompanhamento em tempo real das operações do seu negócio.

Integre a operação

O ideal é que as atividades de controle de estoque e gestão de vendas sejam gerenciadas de forma integrada, incluindo também as variáveis financeiras. Trabalhar com esses processos em separado aumenta o risco de falhas, dificulta a comunicação e reduz a probabilidade de previsões eficazes. Por sua vez, um software permite integrar essas operações, promovendo qualidade, velocidade e decisões certeiras.

Determine controles periódicos

Os controles periódicos são importantes para revisar o estoque e as vendas, monitorar as movimentações e verificar se os processos estão caminhando como o esperado. São os momentos de encontrar os equívocos e realizar as correções necessárias.

Um software pode tornar os controles periódicos mais ágeis e precisos. Isso viabiliza a identificação precoce de qualquer erro, pois o sistema trabalha com variáveis integradas. Ele contribui, portanto, para operações mais seguras e sólidas.

Mapeie o fluxo de vendas

O mapeamento do fluxo de vendas e de estoque permite acompanhar as movimentações com uma visão estratégica desses processos. Você identifica onde é preciso investir mais e em quais práticas deve canalizar menos recursos. Com essa análise, as informações ficam acessíveis para a identificação de padrões de vendas e alterações geradas nesse esquema em determinadas épocas do ano.

O uso de um software é vantajoso nesse contexto porque ele gera relatórios e gráficos que mostram a dinâmica dos procedimentos, de acordo com as informações que foram inseridas ao longo do tempo.

Como as soluções criadas pela Incodde podem ajudar?

A Incodde oferece serviços e soluções digitais personalizados, desenvolvidos de acordo com as necessidades do cliente. Utilizamos uma abordagem interativa para compreender e mapear as suas perspectivas, de forma a elaborar maneiras de enfrentamento das lacunas e dificuldades.

Realizamos consultoria em planejamento estratégico e criamos softwares e aplicativos para o melhor uso dos recursos disponíveis em termos de tecnologia. Faz parte da nossa filosofia proporcionar um cenário propício para que sua empresa possa imergir na transformação digital e, assim, otimizar a execução das atividades.

Conforme apontamos no decorrer deste artigo, um software para controle de estoque e vendas é uma ótima alternativa para o seu negócio. Ele abre oportunidades para ampliar o controle, facilitar a gestão estratégica e potencializar a dinâmica dos processos.

Gostou de saber como um software pode ajudar no controle de estoque e vendas? Aproveite e entre em contato para conhecer melhor as soluções da Incodde!

Você também pode gostar

Deixe um comentário