Gestão empresarial: 3 pontos que todo gestor deve trabalhar

6 minutos para ler

Administrar um negócio, equipe ou projeto exige do profissional capacidade analítica e visualização sistêmica para que otimizações sejam feitas constantemente, levando a melhores resultados. A gestão é complexa e influenciada por clientes, fornecedores, concorrentes e variáveis no cenário político e econômico.

Tais fatores precisam ser considerados pelo gestor na adoção das estratégias, enquanto ele lida com inúmeros compromissos, processos e departamentos, cuidando da equipe, do orçamento e da logística, por exemplo. Assim, as chances de acertar na tomada de decisão são maiores.

Planejar, organizar, dirigir e controlar tantas áreas e funções administrativas exige atenção a alguns pontos e a implementação de boas práticas. Quer saber quais? Siga na leitura!

A importância da gestão empresarial

Organizações são sistemas integrados em que a ação de um departamento impacta na rotina de trabalho do outro e nos resultados obtidos por todos. Talvez suas vendas estejam em baixa por causa da falta de investimento em publicidade, não porque o produto é caro demais ou tem qualidade inferior à esperada pelo cliente.

O desempenho da área de vendas depende das ações do marketing, assim como as operações são influenciadas pela qualidade da matéria-prima que o fornecedor oferece, a negociação feita com o parceiro comercial e o custo de insumos, mão-de-obra e energia elétrica, por exemplo.

A gestão empresarial envolve o poder de trabalhar com todos esses fatores de forma integrada e harmoniosa, delegando tarefas, tomando decisões, planejando e organizando processos, dirigindo a implementação das medidas e controlando os resultados. De tal maneira, é possível promover melhorias continuamente.

Essa capacidade de aprimoramento constante ajuda a companhia a crescer e conquistar o mercado, estimula bons negócios e o seu diferencial competitivo, atrai profissionais de alta qualidade para a equipe, a mantém a par das novidades em tecnologia (uma obrigação no cenário atual) e aumenta a credibilidade da marca, entre outros benefícios.

Dicas de gestão empresarial

Prosperar no ramo corporativo não é tarefa fácil e envolve um rol extenso de obrigações, a começar pelas tributárias. Só o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, exigidos das pessoas jurídicas, consomem 34% da lucratividade organizacional, maior percentual do mundo.

Diante desse cenário, confira algumas dicas do que o gestor pode fazer para ter melhores resultados e aumentar as chances de sucesso no mercado!

1. Gestão de pessoas

Já ouviu falar que o capital humano é o maior ativo da empresa? O trabalho da sua equipe é responsável pelos resultados da organização e seu posicionamento no setor. Por isso, é imprescindível investir no fator motivacional, maneira de manter os colaboradores satisfeitos com a companhia.

Promova eventos corporativos para integrar os setores, facilitar a comunicação e estreitar laços entre profissionais de diferentes áreas. Além disso, valorize o funcionário investindo em treinamentos e capacitação, ramo ao qual as companhias brasileiras destinaram mais de R$ 2,2 milhões em 2018.

Trabalhe os seus talentos e lideranças, permita que o profissional seja criativo, dê a ele desafios, estabeleça metas tangíveis, mas pelas quais ele precise se esforçar. Assim, o aprimoramento profissional vira ganho pessoal e cresce a satisfação do colaborador com a empresa — isso traz um impacto positivo no clima, na cultura organizacional e na produtividade.

2. Gestão de projetos

Seja em um canteiro de obras, no desenvolvimento de softwares ou no lançamento de uma nova embalagem para o seu produto no mercado, tenha as etapas bem estruturadas. O planejamento auxilia a execução e possibilita o monitoramento, forma de identificar gargalos, falhas e oportunidades de melhoria.

Algumas organizações adotam o gerenciamento de projetos tradicional, como ensinado no PMBOK, livro que é referência mundial no assunto. Outras usam metodologias ágeis, categoria do Scrum, método pelo qual as tarefas são realizadas em ciclos curtos de poucos dias e revisados em reuniões periódicas.

O gestor tem a incumbência de orientar os colaboradores, monitorar o trabalho feito, verificar o cumprimento das etapas, atribuir responsabilidades, manter o escopo do projeto, administrar o tempo e os recursos, entre outras atribuições. Isso tudo fica mais fácil quando você tem o processo mapeado e bem estruturado.

3. Gestão financeira

Falando em recursos, o patrimônio empresarial deve ser bem gerenciado para sustentar a estrutura organizacional. A implementação de um novo departamento, abertura de filiais, exploração de nichos de mercado e as próprias atividades operacionais precisam ser subsidiadas.

Promova a saúde financeira do seu negócio fazendo o fluxo de caixa, avaliando investimentos e realizando o planejamento tributário, por exemplo. Assim, é possível manter suas obrigações com o Fisco em dia e se valer dos incentivos fiscais em lei para reduzir custos.

Sabia que as empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento em inovação têm 50% de desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na compra de máquinas, aparelhos e acessórios destinados a esse propósito? A previsão está na Lei 11.196/05. Aproveite as prerrogativas!

Os softwares no trabalho do gestor

Poderíamos falar ainda sobre gestão de negócios, comercial, de tempo, produção e cadeia de suprimentos, mas vamos focar na de informação: ela se aplica a todas as outras e é essencial às organizações que desejam prosperar no ramo corporativo em tempos de transformação digital.

A análise de dados apresenta um potencial de crescimento grande às empresas porque ajuda na compreensão da situação atual, nas projeções do cenário futuro e respalda a tomada de decisão — afinal, empreender é avaliar e assumir riscos.

Os softwares trazem todos esses benefícios enquanto facilitam as tarefas e rotinas de trabalho. Eles permitem que a gestão seja feita de qualquer lugar e a qualquer momento por aplicativos de celular e sistemas capazes de integrar a equipe. Há plataformas em que um projeto pode ser acompanhado em tempo real e os envolvidos se comunicam ali mesmo.

Que tal obter relatórios automaticamente, armazenar dados em arquivo digital e até em nuvem, acompanhar em números o desempenho da equipe, traçar e analisar o perfil de compra do público alvo, o ticket médio dos clientes fidelizados e ter estimativas financeiras capazes de orientar seus investimentos?

A gestão empresarial é desafiadora, mas os softwares exemplificam como as inovações tecnológicas são capazes de otimizar a sua atuação no ramo corporativo. Investir em medidas e sistemas eficazes posiciona sua organização estrategicamente no mercado e promove o seu diferencial competitivo.

Gostou do assunto? Aproveite para ler mais artigos relacionados em nosso blog e conhecer a Incodde, especialista em proporcionar soluções inovadoras que aumentem a vantagem competitiva do seu negócio!

nossos clientes

Você também pode gostar

17 thoughts on “Gestão empresarial: 3 pontos que todo gestor deve trabalhar

  1. Pingback: tadalafil canada
  2. Pingback: viagra gum
  3. Hello There. I discovered your weblog using msn. That is a really
    smartly written article. I will make sure to bookmark it and come back to read extra of your helpful information. Thank
    you for the post. I’ll definitely comeback.

  4. It is perfect time to make some plans for the longer term and it is time to be happy.
    I have learn this put up and if I could I desire to recommend you few
    interesting issues or suggestions. Maybe you can write
    next articles referring to this article. I wish to read
    more things approximately it!

  5. I like the valuable info you provide in your articles.
    I will bookmark your weblog and check again here regularly.
    I’m quite certain I’ll learn lots of new stuff right here!
    Best of luck for the next!

  6. Howdy just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your article seem to be running off the screen in Internet
    explorer. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with
    internet browser compatibility but I thought I’d post to let you
    know. The design look great though! Hope
    you get the problem fixed soon. Kudos

Deixe um comentário