Otimize sua gestão com a metodologia lean!

7 minutos para ler

Você tem a sensação de que a sua empresa não tem utilizado todos os recursos à disposição de forma integral? Tem notado focos preocupantes de desperdício? Caso essas perguntas tenham, no mínimo, despertado alguma sensação de déjà-vu, é hora de conhecer a metodologia lean.

Ela foi desenvolvida pela gigante japonesa Toyota como um meio de otimizar as rotinas empresariais, garantindo organização e responsabilidade na gestão de recursos. Agora, conheceremos o conceito, seus benefícios e sua aplicação direta. Boa leitura!

O que é a metodologia lean

Em uma tradução literal, o termo “lean” vira “enxuto” em nossa língua. Trata-se de uma palavra que também descreve bem os fundamentos, já que a metodologia tem como principal objetivo o combate absoluto ao desperdício de recursos dentro da organização.

Dessa forma, o foco passa a ser o aproveitamento de tudo o que a empresa já possui. Outro diferencial importante é que a metodologia, quando aplicada à gestão de negócios, minimiza a má utilização de recursos em diversas frentes.

Quando seguem os seus princípios de forma adequada, os gestores conseguem aproveitar melhor o tempo que os colaboradores passam dentro da empresa, aumentando a produtividade da equipe. Isso é feito por meio de algumas ações importantes:

  • identificar e combater, de forma contínua, problemas que atravancam e atrasam os processos;
  • eliminar ruídos na comunicação, garantindo setores alinhados;
  • indicar as metas prioritárias para os negócios;
  • fornecer todo o suporte necessário para que as entregas sejam realizadas com qualidade.

É importante notar que essa metodologia está associada ao Manifesto Ágil, um sistema que também fornece uma série de práticas para “enxugar” os processos e conseguir elevar a produtividade.

Seus principais benefícios

Agora que já sabemos sobre o conceito, falaremos sobre as principais vantagens da implementação adequada da metodologia lean.

Eliminação de produtos defeituosos

Quando falamos da redução e eliminação de desperdícios, não falamos apenas de “entulhos” empilhados nas dependências físicas da empresa, mas também da identificação e análise de produtos defeituosos e o que deve ser feito contra eles.

Assim, produtos que precisam ser consertados ou descartados, são identificados de modo a otimizar as próximas entregas, baseando-se no que foi encontrado de errado pela equipe. Isso pode ser exemplificado por meio de produtos que utilizem uma quantidade exagerada de matéria-prima, por exemplo — caso esse excesso seja cortado, a empresa reduz custos.

Menos lentidão nos processos

Conseguir mais eficiência e agilidade passa pela organização dos setores, garantindo a harmonia entre as diferentes equipes. Desse modo, o trabalho flui de forma mais tranquila, sem que uma falha em um departamento influencie negativamente toda a produção.

Para conseguir isso, é muito importante que o processo seja pensado como um todo. Assim, além de buscar a otimização em cada área, é preciso lidar com o desafio de administrar o intercâmbio entre elas.

A metodologia lean atua diretamente nessas questões, já que busca o alinhamento das operações em todos os setores, de modo que tudo funcione de forma bem mapeada. Assim, os desperdícios são combatidos de forma efetiva.

Retenção de talentos

A gestão deficiente de pessoas faz com que muitos colaboradores talentosos sejam perdidos. Eles acabam deixando a companhia por não se sentirem suficientemente estimulados a continuar contribuindo naquele ambiente.

Isso está diretamente associado, também, à deficiência na liderança do negócio. Os gestores devem delegar as tarefas, mas de modo a conferir autonomia para que os próprios colaboradores proponham melhorias nos processos.

Esses profissionais, afinal, trabalham em determinadas tarefas o tempo todo. Portanto, nada melhor do que garantir que eles possam opinar sobre os procedimentos, utilizando a expertise em prol de soluções e produtos melhores.

Logística otimizada

Com o foco no aproveitamento dos recursos que a empresa já tem à disposição, a metodologia lean contribui positivamente para a otimização da logística. Isso resulta em menos atrasos nas entregas dos produtos e maior agilidade no andamento dos processos.

A aplicação da metodologia lean na logística ocorre nos pequenos detalhes: observe o modo com que os colaboradores se deslocam em sua empresa. Eles têm que percorrer muitos metros? Como seria se eles pudessem ter tudo o que precisam de forma mais rápida e como isso influenciaria as entregas?

Maior nível de organização

A organização é fundamental para que a implementação da metodologia seja bem-sucedida, já que o desperdício também tem a ver com a forma que o espaço físico disponível é utilizado.

Assim, é importante observar as dependências e conversar diretamente com os colaboradores para que os ambientes estejam sempre limpos e organizados. Muitos deles podem acabar desperdiçando um período tempo precioso ao procurar arquivos importantes em bancadas inteiramente desorganizadas, por exemplo.

Principais dicas para a implementação

Conhecemos os benefícios e o conceito de metodologia lean. Agora, apresentaremos algumas dicas importantes para inserir os princípios de forma prática em sua organização.

1. Desenvolva um MVP

Essa prática é bastante recorrente em organizações de diferentes segmentos. A sigla vem do termo Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável. Construir um modelo do tipo é uma forma eficiente de testar uma hipótese — como realizar uma determinada tarefa com eficiência e agilidade, por exemplo.

Ele pode ser aplicado por meio de um sistema de planejamento estratégico como o Canvas, um mapa visual pré-formatado. Ele conta com nove blocos:

  • proposta de valor (soluções que a empresa oferece);
  • segmentos de clientes
  • os canais de distribuição;
  • relacionamento com os clientes;
  • atividades-fim;
  • recursos principais;
  • parcerias do negócio;
  • fontes de receita;
  • estrutura de custos relevantes.

2. Apresente o projeto para os colaboradores

Depois de elaborar o seu MVP, com base na representação gráfica oferecida pelo Canvas, é fundamental apresentar o projeto para os seus colaboradores. O setor de Recursos Humanos é especialmente crítico para essa estratégica, já que essa área é a principal responsável por influenciar a cultura organizacional.

Assim, o setor de RH poderá organizar atividades específicas para que os valores da metodologia lean, enfatizando cortes de desperdício e organização, sejam repassados para os colaboradores em atividade e para aqueles que forem entrando na empresa.

3. Automatize processos

Preencher o Canvas oferece uma perspectiva valiosa: identificar os fluxos de trabalho existentes na companhia. Isso possibilita que os gestores consigam visualizar de uma forma mais apurada o que pode ser substituído por tecnologias de automatização.

Esse tipo de mudança garante menos retrabalho e redução de erros humanos, possibilitando que colaboradores talentosos, anteriormente alocados em áreas burocráticas, sejam deslocados para trabalhos mais desafiadores.

Contudo, é muito importante ter foco no núcleo da metodologia lean: o combate dos desperdícios. Portanto, só busque a automatização para serviços que realmente não precisem da capacidade humana.

4. Mantenha uma análise contínua

Concluir o Canvas e aplicar o MVP não garante o fim das atividades. O procedimento deve ser contínuo, até mesmo para evitar mal-estar com os clientes. Imagine que esse consumidor sentiu uma melhoria significativa na qualidade final e nas entregas, mas por um período limitado. Não adianta, não é mesmo?

Assim, é importante revisar periodicamente os processos, garantindo que a metodologia lean foi implementada de forma duradoura em sua empresa. Registre as avaliações de acordo com as datas e realize comparações, mensurando os resultados de forma mais precisa.

E aí, curtiu o post e quer conferir nossos conteúdos em primeira mão? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no LinkedIn e no Facebook!

Você também pode gostar

37 thoughts on “Otimize sua gestão com a metodologia lean!

  1. Definitely believe that that you said. Your favorite justification seemed to be
    at the internet the simplest thing to understand of.

    I say to you, I definitely get annoyed at the same time as folks consider issues
    that they just don’t recognise about. You managed to hit the
    nail upon the top and also defined out the entire thing with no need side effect , people can take a signal.

    Will likely be again to get more. Thanks

  2. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this brilliant blog!

    I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to new updates and will talk about this blog
    with my Facebook group. Talk soon!

  3. With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
    My site has a lot of completely unique content I’ve either
    created myself or outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the
    web without my permission. Do you know any techniques to help reduce content from being ripped off?
    I’d truly appreciate it.

    my homepage: pussy888 ios

  4. Can I just say what a relief to find somebody who truly understands what they are
    discussing on the web. You definitely realize how to bring an issue to light and make it important.

    A lot more people have to check this out and understand this side of the story.
    I was surprised that you are not more popular because you
    certainly possess the gift.

    Feel free to surf to my website :: playboy2 slot

  5. I’m not sure where you’re getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding
    more. Thanks for great info I was looking for this info for my mission.

    my homepage :: test ok388

  6. This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your
    excellent post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!

    my blog post; free download wm casino (918kiss-m.com)

  7. You actually make it appear really easy together with your presentation but I in finding this topic
    to be actually one thing which I think I would never understand.
    It kind of feels too complex and very wide for me. I
    am having a look ahead for your next post, I will try to get the grasp of
    it!

    Take a look at my website frun-test.sakura.ne.jp

  8. Heya terrific blog! Does running a blog like this take a massive amount
    work? I have absolutely no understanding of computer programming however I had been hoping to start my own blog soon. Anyhow, should you have any recommendations or tips
    for new blog owners please share. I understand this is off subject however I just wanted to ask.
    Cheers!

    Here is my web-site: http://www.atomtechsoft.com

  9. After I originally commented I seem to have clicked the
    -Notify me when new comments are added- checkbox and from now
    on every time a comment is added I receive four emails with the same comment.
    There has to be an easy method you are able to remove me from that
    service? Many thanks!

    Feel free to surf to my web site – joker123 hack apk (https://918kiss-m.com)

  10. Hello, Neat post. There’s a problem with your web site in web explorer, would test this?
    IE still is the marketplace chief and a good part of people will miss your fantastic writing due to this problem.

    Feel free to visit my webpage grazebo.com

  11. Howdy, I do believe your site could possibly be having web browser compatibility problems.
    When I look at your web site in Safari, it looks fine however, when opening in I.E.,
    it’s got some overlapping issues. I merely wanted to provide you with a quick
    heads up! Aside from that, great blog!

    Here is my website :: sky1388 slot (Amie)

  12. Greetings from Carolina! I’m bored to tears at work so I decided to
    browse your website on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you provide here and can’t wait to take a look
    when I get home. I’m shocked at how fast your blog loaded on my mobile ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, awesome site!

    My web blog game 918kiss plus (xe88sg.com)

  13. I absolutely love your blog and find almost all of your post’s to
    be precisely what I’m looking for. can you offer guest writers to write content available for you?
    I wouldn’t mind publishing a post or elaborating
    on a few of the subjects you write related to here. Again, awesome web log!

    Here is my homepage: aaa1188 download (https://sg918kiss.com)

  14. I absolutely love your blog and find a lot of your post’s to be what precisely I’m looking for.
    Do you offer guest writers to write content for
    you personally? I wouldn’t mind composing a post or elaborating on a few of the subjects
    you write with regards to here. Again, awesome weblog!

    my blog post chengdian.cc

  15. What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely useful and it has aided
    me out loads. I’m hoping to contribute & assist different users like its helped me.
    Great job.

    Feel free to visit my web page … clubriders.men

  16. I’m amazed, I have to admit. Rarely do I encounter a blog
    that’s equally educative and entertaining, and
    without a doubt, you’ve hit the nail on the head.
    The problem is something that too few men and women are speaking intelligently about.
    Now i’m very happy I came across this in my hunt for
    something concerning this.

    my web-site :: http://www.anapapansion.ru/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=WiseCurt

Deixe um comentário