Planejamento anual: como elaborar o da sua empresa para 2020?

6 minutos para ler

A chegada de um ano novo pode trazer receio para os gestores. Afinal, é o momento de reavaliar estratégias, corrigir falhas e definir novas metas de desempenho. A boa notícia é que tudo isso pode ser feito com o auxílio de tecnologia e consultores entendidos do assunto.

Neste post, apresentaremos os principais passos para que você realize seu planejamento anual de maneira ordenada. Softwares personalizados, aplicativos e automação de processos são importantes aliados nessa jornada. Confira as nossas dicas!

Reavalie o desempenho dos anos anteriores

Seu ponto de partida deve ser a reavaliação dos anos anteriores. Assim, é importante analisar o desempenho como um todo, comparando o crescimento do negócio em relação aos meses anteriores.

Alguns quesitos fundamentais para embasar sua análise são os custos operacionais e o faturamento. Ao colocar os anos anteriores em perspectiva, será possível mensurar com precisão a performance da sua empresa.

Para obter indicadores que facilitam essas comparações, é uma ótima ideia investir em softwares personalizados e automação dos processos. Mostraremos mais sobre essa possibilidade adiante.

Caso sua empresa ainda esteja iniciando as atividades e não tenha um base de comparação, é uma boa ideia conversar com consultores em planejamento estratégico, que o ajudarão a iniciar as atividades de forma precisa.

Determine os pontos de melhoria

Uma vez que o desempenho tenha sido analisado e comparado com os anos anteriores (ou, no caso de novas empresas, após a conversa com planejadores estratégicos), será possível determinar os pontos de melhoria, combatendo falhas e reforçando o que já vem dando certo.

Para isso, é fundamental registrar os pontos que necessitam de intervenção urgente. Se os custos operacionais estão muito acima do que foi estabelecido no seu orçamento, os gestores devem buscar as causas desse encarecimento.

Do mesmo modo, colaboradores que passam muito tempo desempenhando atividades puramente manuais podem estar sendo deslocados de trabalhos ligados às atividades-fim do negócio. É uma ótima ideia automatizar alguns processos e liberá-los para trabalhos mais desafiadores.

Analise o desempenho geral do mercado

Sua empresa teve um ano fraco em termos de negócios concretizados? Talvez a culpa não seja exclusivamente dos colaboradores: o mercado, como um todo, pode estar estagnado, o que resulta em menos investimentos e clientes mais cautelosos.

Da mesma maneira, se sua empresa cresceu pouco, e os negócios dos concorrentes floresceram, pode ser que você tenha que repensar algumas práticas. Ao comparar o desempenho da sua empresa com o crescimento geral do mercado, é possível obter uma visão realista do panorama do setor.

Trace metas realistas

A partir da análise dos dados e do desempenho do negócio, será possível definir as metas para o ano que se inicia. Uma ótima maneira de traçar objetivos realistas e adequados ao perfil da empresa é utilizar o planejamento estratégico.

Trata-se de uma metodologia gerencial completa, que leva em conta a missão, o perfil e os valores da empresa, assim como as metas pontuais e as estratégias escolhidas para atingir o padrão de excelência desejado.

Com a ajuda consultores externos de alto nível, será possível nortear as atitudes dos gestores em diferentes contextos. Assim, torna-se mais fácil ponderar diferentes situações e estabelecer ações para obter resultados animadores.

Estabeleça um cronograma bem-definido

Ok, sua empresa quer crescer e abocanhar fatias maiores do mercado. Contudo, não basta apenas reunir os colaboradores e fazer um discurso grandioso, não é mesmo? É preciso ter organização para fazer com que tudo saia como o esperado.

Nesse sentido, nenhuma espécie de planejamento pode ser considerada boa o bastante se não estiver acompanhada de um cronograma preciso. Mais importante do que simplesmente entender quais serão as ações que devem ser executadas é estabelecer prazos para o cumprimento dessas diretrizes.

Isso proporciona à empresa buscar suas metas de forma ordenada, priorizando tudo aquilo que esteja dentro das suas características. O cronograma é, também, uma maneira de auxiliar na divisão completa de tarefas, permitindo a alocação de colaboradores de acordo com suas habilidades.

Invista em inovação

Atualmente, se um cliente deseja adquirir um produto, basta realizar uma pesquisa rápida na internet e encontrar centenas de opções, principalmente com a possibilidade de comprá-lo no meio on-line. Para garantir que sua empresa esteja entre as primeiras opções, é essencial investir em inovação.

Um aplicativo próprio, por exemplo, é uma forma de demonstrar o profissionalismo do seu negócio. Investir em um app mostra ao seu público-alvo que sua empresa não se contentou em ser apenas uma das muitas espalhadas em sites de busca.

Assim, demonstra aos clientes que seu negócio investe na própria imagem e busca diferenciar-se com a adoção de tecnologia de ponta. E o melhor de tudo: consumidores que utilizam seu aplicativo estarão plenamente concentrados nos seus produtos. Isso não ocorre em sites mais genéricos de compras.

Além disso, buscar um software personalizado é outra maneira de otimizar suas atividades. Se sua empresa utiliza programas genéricos, desenvolvidos para atender a negócios em larga escala, ela está perdendo a chance de contar com um programa desenvolvido especialmente para atender às suas preferências.

Com ele, será possível buscar indicadores que facilitam a visualização do desempenho do negócio como um todo, essencial para realizar o planejamento anual. Os gestores conseguirão acessar dados de períodos anteriores com facilidades e traçar metas mais realistas.

Tenha um orçamento de acordo com suas ambições

Antes de partir para a ação, você não pode esquecer-se de conferir o orçamento disponível para o ano de 2020. Caso sua empresa adquira soluções digitais personalizadas, esta etapa será bem mais fácil — isso porque você estará munido de dados valiosos para embasar suas atividades.

É uma boa ideia colocar os profissionais do departamento financeiro da sua empresa para conversar com consultores especializados em planejamento estratégico. Dessa forma, você combina o melhor de dois mundos: o conhecimento contábil e a expertise em tecnologia aplicada aos negócios.

A partir daí, será mais tranquilo estabelecer o orçamento e entender como os investimentos devem ser realizados. É interessante notar, também, que os consultores externos poderão repassar dicas sobre atividades manuais que podem ser automatizadas e adiantar muitas etapas dentro da cadeia produtiva.

Entendeu como o planejamento anual da sua empresa pode ser realizado de forma descomplicada? Uma ótima medida é combinar sua visão empresarial com soluções digitais de ponta e a consultoria de profissionais externos, que o ajudarão a entender o mercado de forma mais completa.

E aí, gostou do artigo e quer ler mais sobre a importância de delinear estratégias? Então, aproveite a visita para ler nosso post sobre planejamento estratégico.

Você também pode gostar

Deixe um comentário