Por que investir no planejamento estratégico na sua empresa?

6 minutos para ler

Por mais que a intuição seja importante na hora de conduzir o negócio, é comum que muitos gestores ainda sintam falta de um direcionamento mais concreto para as suas estratégias.

Contudo, pode ser difícil estruturar um plano de ações inteiramente do zero. Pensando nisso, preparamos um post especial para que você conheça o que é o planejamento estratégico e os seus benefícios para as empresas. Acompanhe conosco!

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma valiosa ferramenta gerencial. Ela leva em consideração tanto a missão como os valores da empresa, assim como os objetivos pontuais e estratégias para cumprir as metas.

De forma geral, ela funciona como uma espécie de bússola, destinada a nortear as atitudes dos gestores em diferentes cenários. Desse modo, se torna mais fácil ponderar sobre diversas situações e trabalhar com a possibilidade de obter resultados distintos.

Para colocá-lo efetivamente em prática, é preciso conhecer profundamente os processos e a atuação da empresa em seu ramo. Além disso, é necessário estabelecer claramente o que se quer alcançar com essa estratégia.

A partir dessas definições, se torna mais fácil estabelecer metas realistas específicas, acompanhadas de um cronograma. Isso confere um nível maior de precisão aos procedimentos, conectando as medidas que serão tomadas aos períodos ideais para que isso aconteça.

É interessante notar que o planejamento estratégico costumava ser registrado no papel e repassado às equipes, por e-mail ou manualmente. Contudo, com a transformação digital, é possível contar com softwares específicos, além da consultoria especializada de profissionais de tecnologia.

Qual é a sua importância para as empresas?

Agora que conhecemos propriamente o conceito, é hora de apresentar os principais benefícios da implementação do planejamento estratégico.

Autoconhecimento

O planejamento estratégico é, basicamente, o desenvolvimento de um plano em comum, um rumo bem definido para os gestores e suas equipes. Um dos benefícios de registrar cuidadosamente esses passos e metas é a possibilidade de que a empresa “se conheça” melhor.

E o que isso significa, exatamente? Trata-se de maneira de identificar suas próprias fraquezas e ressaltar seus pontos fortes. Desse modo, será possível se concentrar naquilo que é realmente importante para o negócio, sempre honrando a visão da companhia.

Ao compreender as principais fraquezas, se torna mais fácil designar e implementar as providências necessárias para corrigir esses pontos e melhor a qualidade dos produtos e serviços repassados aos clientes.

Além disso, conhecer e maximizar os seus pontos fortes se torna um diferencial competitivo em relação à sua concorrência. Quer produzir serviços e produtos realmente diferenciados, transformando a sua empresa em um referencial? Então, é hora de se planejar estrategicamente.

Melhoria na comunicação interna

Quando a empresa passa a contar com o planejamento estratégico eficiente, a comunicação entre os diversos setores e profissionais se torna mais precisa. Isso porque todos passam a conhecer os objetivos e metas mais de perto e podem trabalhar em conjunto para cumpri-los.

Os colaboradores se tornam mais engajados e conectados a objetivos comuns, o que elimina desperdício de tempo, recursos e o retrabalho. Afinal, quando as estratégias se tornam conhecidas de todos, fica mais fácil determinar o papel de cada um e a contribuição efetiva de cada profissional naquela jornada.

Identificação de ameaças e oportunidades

O planejamento estratégico também é de fundamental importância na hora de identificar tanto os riscos que possam ameaçar a empresa como as oportunidades de novos negócios.

Se uma determinada tendência começa a surgir no mercado, batendo de frente com as diretrizes do negócio, isso pode indicar um risco para a empresa. Contudo, com a implementação do planejamento estratégico, a companhia estará protegida contra oscilações financeiras, já que ela estará programada para responder a essas situações.

Por outro lado, ele também facilita a visualização de oportunidades para o negócio. Baseando-se na combinação entre o que a empresa deseja e o planejamento cuidadoso, os gestores conseguem identificar, no mercado, tendências importantes para enriquecer seus próprios produtos.

Alocação adequada de investimentos

Como mencionamos, o planejamento estratégico atua tanto na análise de ameaças como na visualização de oportunidades. Por isso, ele também garante a capacidade aprofundada de avaliar investimentos que possam impactar o negócio.

Assim, caso surja uma oportunidade de firmar uma parceria ou investir em uma determinada matéria-prima, por exemplo, a empresa estará preparada para absorver essa chance e colher os resultados.

Como se não bastasse, o planejamento estratégico ainda se encarrega de evitar a tomada de decisões precipitadas e impulsivas. Em vez de se basear em meros achismos, os gestores conseguem verificar se os investimentos são sustentáveis financeiramente e o alinhamento dessas aplicações aos objetivos do negócio.

Proteção contra alterações no mercado

Com a transformação digital e a evolução trazida por ela, o mercado se tornou cada vez dinâmico. Isso se explica, também, pela mudança de hábitos dos consumidores: eles estão efetivamente no comando, já que é cada vez mais fácil encontrar produtos pela internet.

Desse modo, é necessário se proteger para lidar com as mudanças no mercado e na carteira de clientes. Por meio do planejamento estratégico, os gestores descobrem qual é o melhor rumo a ser seguido para que o negócio se mantenha relevante, mesmo em meio a diversas opções e competição cada vez mais acirrada.

Como a consultoria especializada pode ajudar?

É possível buscar a ajuda de profissionais especializados na implementação de todas as etapas do planejamento estratégico. Dessa forma, você passa a contar com colaboradores externos de alto nível, que conhecerão as suas demandas e planejarão ações de acordo com suas necessidades.

Essa consultoria o apoiará no desenvolvimento do seu negócio por meio do estabelecimento de objetivos, indicadores e planos de ação. Isso faz com que você possa mensurar os resultados de forma efetiva.

Ao buscar uma consultoria especializada em planejamento estratégico, você começa a traçar uma perspectiva futura para o seu negócio, organizando as ações de forma apurada. Suas decisões se tornam mais embasadas e a sua gestão, integrada.

E aí, curtiu o post e se interessou pela possibilidade de contar com profissionais qualificadas para implementar um planejamento estratégico de acordo com as suas demandas? Então, entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho!

Você também pode gostar

Deixe um comentário