Como a tecnologia ajuda a potencializar o processo de vendas de médias empresas?

6 minutos para ler

Delinear o seu processo de vendas não precisa ser um trabalho pautado exclusivamente na intuição e no “achismo”. Com a utilização de tecnologias específicas e desenvolvidas por profissionais especializados, o seu negócio só tem a ganhar.

Pensando nisso, preparamos este artigo especial para explicar como as tecnologias se tornaram totalmente acessíveis às médias empresas. Mostraremos alguns exemplos e os benefícios específicos em relação ao seu processo de vendas. Boa leitura!

A importância de ter um processo de vendas bem estruturado

O processo de vendas consiste em um guia com todas as etapas necessárias para orientar a sua equipe de vendas e fazê-la desempenhar suas atividades de forma ágil e precisa. Para deixar os seus colaboradores bem alinhados e gerar maior faturamento, é fundamental escolher os softwares corretos e utilizar soluções digitais adequadas.

Ter um um processo de vendas bem estruturado possibilita reduzir erros humanos durante a execução das atividades. Uma maneira de mitigar essas falhas é por meio da implementação de tecnologias especialmente adaptadas ao contexto da sua empresa, como softwares personalizados. Estes levam em conta as particularidades do seu negócio.

A consequência natural é o aumento da produtividade, já que o seu time dispõe de uma solução tecnológica de alto nível para apoiar as tarefas. Além disso, ela elimina todo o retrabalho causado pela falta de comunicação ou por erros, por exemplo.

As tecnologias capazes de otimizar o processo de vendas

Agora, vamos apresentar tecnologias nas quais médias empresas podem investir para otimizarem a sua gestão e se tornarem mais produtivas. Acompanhe!

Automação dos processos

Já pensou em viabilizar que seus colaboradores com alto nível de expertise fiquem livres de tarefas operacionais como o processamento de pagamentos online ou até mesmo confirmações de pedido? Com as soluções digitais adequadas, a sua empresa consegue liberá-los de trabalhos burocráticos do tipo.

Assim, será possível tirar um peso de diversos departamentos. Isso é feito por meio de sistemas inteligentes que automatizam e integram o fluxo de trabalho, evidenciando as falhas e reduzindo os gargalos nas operações.

Com uma quantidade maior de mão de obra focada nas atividades-fim do seu negócio, a tendência é que seus colaboradores produzam mais. Sua empresa consegue até automatizar o marketing, garantindo que as suas ações sejam expostas aos clientes de tempos em tempos, sem a necessidade de trabalho manual.

Aplicativos

Os apps podem ser desenvolvidos de forma personalizada, de acordo com as preferências da empresa contratante. São recursos valiosos para aumentar as vendas, estreitar os laços com os clientes e oferecer um atendimento ágil.

Ter um aplicativo próprio já é uma grande vantagem competitiva, pois mostra que a sua empresa está alinhada com os novos meios de fazer negócio e integrada às novas tecnologias. Em vez de buscar a sua página na internet, o cliente pode clicar diretamente no app e se concentrar exclusivamente nos seus produtos durante aquela interação.

Além disso, é possível integrar o aplicativo ao CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) do seu negócio. O setor de marketing, alimentado com os dados coletados por meio do app, terá mais facilidade para direcionar as suas estratégias e obter engajamento.

Software de CRM

E por falar nele, as soluções digitais CRM são outra funcionalidade valiosa para médias empresas, já que possibilitam aos gestores a redução de tarefas manuais e a coleta de informações estruturadas sobre os clientes.

Com o auxílio de uma empresa experiente no assunto, a sua organização obtém um software personalizado e dedicado às suas necessidades. Os próprios gestores conseguem personalizar os painéis gerenciais.

Também vale ressaltar que você garante o suporte de colaboradores externos especialistas no assunto, que dedicam toda a sua vida profissional a estudarem sobre tecnologia. É outra maneira eficiente de livrar os funcionários de trabalhos operacionais e alocá-los em atividades mais produtivas.

Os benefícios da aplicação da tecnologia nesse processo

Você já deve ter percebido o quanto a tecnologia é benéfica nesse processo, certo? Continue a leitura para compreender melhor os impactos da transformação digital nas vendas das médias empresas.

Mais acompanhamento de desempenho

Acompanhar o rendimento dos colaboradores e do negócio como um todo é especialmente importante para entender o nível de progresso alcançado, comparando os resultados com as metas que foram estabelecidas. Você pode até ter uma intuição de que as coisas vão bem — mas é melhor ter certeza, não acha?

Nesse sentido, soluções digitais de alto nível, como o CRM e softwares personalizados, ajudam a mensurar o real desempenho de cada profissional e a realizar ajustes pontuais. É possível conferir indicadores como o índice de rejeição e o de abandono, além de combater a inatividade de forma mais precisa.

Melhor interação com o cliente

Antes de a tecnologia se tornar acessível às médias empresas, as estratégias de vendas se resumiam exclusivamente a telefonemas e visitas. Agora, temos redes sociais, newsletters, mensagens instantâneas e aplicativos, por exemplo.

Desse modo, podemos dizer que a tecnologia incorporou às vendas um número bem maior de possibilidades de interação entre as empresas e os clientes. Com a utilização de aplicativos e chatbots, os consumidores passaram a contar com meios mais ágeis de contato — chega de ser transferido de um ramal a outro.

A tecnologia tornou o relacionamento mais fluido. Hoje, a empresa não precisa esperar o cliente atender ao telefone para contatá-lo: basta enviar uma mensagem instantânea, até mesmo pelo aplicativo, e notificá-lo sobre qualquer tipo de assunto.

Inteligência de mercado

A inteligência de mercado se relaciona à capacidade de mapear o mercado, estudando tanto o público-alvo como o trabalho dos seus concorrentes, e agregar os insights à própria cultura empresarial. Com o monitoramento das redes sociais e a contratação de softwares, fica mais fácil desenvolver produtos diferenciados.

Isso porque um software personalizado fornece indicadores precisos, que ajudam a mapear as falhas dentro das suas atividades e a promover as devidas correções. Assim, você desenvolve um importante diferencial competitivo.

Como pudemos ver no artigo, é a tecnologia de ponta, plenamente acessível às médias empresas, que possibilita que a organização se reinvente e batalhe por uma fatia maior do ramo de atuação. O processo de vendas é apenas um dos vários que são beneficiados.

Gostou do artigo? Aproveite a visita e leia também o nosso conteúdo sobre como obter redução de custos na sua empresa com a tecnologia!

Você também pode gostar

Deixe um comentário