Redução de custos com tecnologia: por que aplicar na sua empresa?

7 minutos para ler

Aprimorar rotinas e metodologias de trabalho para obter máxima produtividade é uma das necessidades de toda empresa que deseja ter sucesso no seu segmento de atuação. Além disso, a saúde financeira é essencial para o bom andamento de qualquer negócio. Nesse contexto, que tal utilizar a tecnologia para reduzir custos e otimizar as operações?

Assim, administração melhora e toda a equipe sente os impactos positivos de medidas como a automatização de processos, a adoção de sistemas de armazenamento em nuvem e a implementação de um software de gestão, por exemplo.

Siga na leitura e entenda como sua organização pode se beneficiar com tais investimentos, ganhando diferencial competitivo no mercado em que atua.

Qual é a importância da tecnologia para a redução de custos na empresa?

Vivemos na era da transformação digital, marcada por máquinas, equipamentos, aplicativos e softwares cada vez mais inteligentes e úteis à rotina corporativa. Dentro desse cenário, é fundamental o gestor entender o poder da informação e o quanto o negócio tem a ganhar quando ela é administrada com eficiência.

Inteligência artificial, business intelligence, digitalização de documentos e automatização de processos não só promovem melhorias estratégicas (na gestão de estoque, por exemplo) como também contribuem para a redução de custos.

Menos gasto com mão-de-obra

Entre tantas medidas possíveis, a implementação de chatbot mostra como a empresa pode economizar investindo em tecnologia. O robô promove o atendimento ao consumidor virtualmente, eximindo a administração de contratar profissionais e montar estrutura física para eles realizarem o suporte.

Maior controle de indicadores

Que tal utilizar um software de gestão para acompanhar o desempenho da equipe e os resultados das vendas? Assim, é possível obter dados em tempo real e relatórios atualizados sobre métricas essenciais às estratégias organizacionais, tais como custo de aquisição de cliente e ticket médio (quanto é gasto, em média, por pedido).

As informações permitem a alocação assertiva de recursos e orientam as campanhas de marketing, por exemplo. Com isso, a administração aloca os recursos em campanhas publicitárias condizentes com o retorno financeiro esperado, sem exageros.

Redução de custos operacionais

Sensores térmicos inteligentes diminuem a despesa das empresas com refrigeração e o monitoramento dos caminhões deixa a logística mais barata. Na segunda hipótese, é possível acompanhar os dados para fazer a roteirização, ou seja, organizar a entrega dos produtos.

A frota é controlada com máxima eficiência: os caminhoneiros têm suas rotas geradas automaticamente de forma inteligente, o que ajuda a prevenir o desgaste dos veículos e gastos desnecessários com combustível — tudo isso enquanto o prazo de entrega é respeitado, sendo evitadas as avarias e a deterioração da carga.

Melhoria na comunicação

Um sistema de gestão é capaz de disseminar a informação entre seus colaboradores de forma rápida e eficaz, tornando raros ou abolindo completamente os atrasos na entrega de projetos, por exemplo.

Esse controle dos dados ainda orienta os colaboradores quanto ao compliance, garantindo a conduta empresarial conforme as regras dos órgãos fiscalizadores, o que multas e sanções como a suspensão das atividades.

Por consequência, a produtividade aumenta — afinal, fica muito mais fácil cumprir obrigações burocráticas, controlar os registros, encontrar notas fiscais, documentos de clientes e comprovantes de pagamento quando a papelada está digitalizada e armazenada com segurança na nuvem.

Eliminação de erros

Empregar a tecnologia ajuda na redução de custos com a automatização dos processos, entre outras medidas. Tarefas mecânicas altamente importantes mas igualmente suscetíveis a erros humanos passam a ser realizadas com maior precisão, tais como a inserção de dados pessoais do consumidor no sistema.

A conversação das interfaces ainda acelera processos como a elaboração automática de documentos, a exemplo do que é feito por algumas instituições bancárias hoje em dia, capazes de gerar um contrato de financiamento em segundos.

Como utilizar a tecnologia para reduzir custos?

Já vimos como é possível utilizar melhor os recursos financeiros com o emprego das inovações tecnológicas na empresa. Confira na sequência como efetivamente implementar as mudanças e conquistar os benefícios anteriormente mencionados.

Software de gestão

Pense como os departamentos organizacionais passam a atuar de forma integrada quando todas as informações ficam reunidas em uma única plataforma. Um sistema pode permitir a abertura de ordens de serviço, geração de nota fiscal, acompanhamento das etapas de um projeto (tal como a construção de um imóvel) e fornecer relatórios automáticos das vendas.

O software de gestão aumenta a produtividade da equipe e é mais eficiente que as planilhas, pois organiza de maneira padronizada todos os dados essenciais à tomada de decisão pelos gestores em um só lugar. A interface é simplificada e a administração ainda pode restringir a atuação de cada colaborador cadastrado como usuário no sistema.

Também é possível atender o cliente com maior agilidade, acompanhar as metas e métricas estabelecidas, visualizar objetivamente o desempenho das filiais, dos colaboradores e controlar o trabalho nos centros de distribuição.

Automatização de processos

Processamento de pagamento online dentro da loja virtual e emissão de nota fiscal a partir da confirmação do pedido com classificação do valor de venda automaticamente contabilizado em “contas a receber” para o departamento financeiro.

Tais exemplos evidenciam a importância de investir em sistemas inteligentes para o fluxo de trabalho ser fluido e integrado. A automatização de processos evidencia falhas e gargalos nas operações, abrindo espaço para atuação assertiva dos gestores, capaz de promover a redução de custos.

Assim, a compra de materiais na construção civil, insumos na fabricação de café e mercadorias para revenda no varejo é controlada. Ainda, evitam-se desperdício de matéria-prima, aquisições desnecessárias e deterioração dos itens adquiridos.

Armazenamento na nuvem

O cloud storage já é um recurso utilizado por muitas empresas a fim de evitar a perda ou extravio de documentos importantes como os dos clientes, notas fiscais, contas a pagar e a receber.

O armazenamento na nuvem dispensa a existência de espaço físico e ajuda na obtenção ágil da informação necessária (em um atendimento, por exemplo) por meio de filtros capazes de ajudar na busca.

Como a Incodde pode colaborar para a redução de custos?

Somos uma empresa de consultoria e tecnologia especializada na criação de softwares. Entendemos a necessidade do cliente e desenvolvemos um sistema capaz de ajudar a equipe a obter máxima produtividade.

Você pode terceirizar o seu serviço de T.I. com a Incodde, se eximindo de criar um setor interno para a área enquanto garante a assistência e suporte de profissionais gabaritados e com alto conhecimento técnico sobre as soluções digitais oferecidas em nosso portfólio.

A redução de custos pode ser feita de forma inteligente e com efeitos mais significativos, como o aumento da produtividade. Disponibilize para a equipe um sistema personalizado para atender às operações, rotinas e metodologias de trabalho do seu negócio.

Entre em contato com a Incodde e veja como podemos customizar uma solução digital para a sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário