Transformação digital: como esse conceito pode afetar o seu negócio?

6 minutos para ler

Os modelos de negócio estão cada vez mais dependentes da tecnologia da informação (TI) e, diante disso, é relevante que as empresas se adaptem aos novos contextos criados pela transformação digital. As mudanças nos cenários sociais e econômicos geram modificações consideráveis em negócios de todos os portes e nichos de mercado e, por isso, conhecer um pouco mais sobre as tendências da inovação é essencial.

Para se adaptar, é preciso utilizar os recursos da tecnologia de acordo com a realidade da empresa. Esse esforço é um indutor da competitividade e do posicionamento da marca no mercado, já que contar com o apoio de especialistas pode ajudar com as complexidades técnicas e gerar mais tempo livre para as demandas mais prioritárias.

Ficou interessado no assunto? Então, confira agora como a transformação digital pode afetar o seu negócio. Boa leitura!

O que é transformação digital?

Trata-se de um conjunto de atividades e projetos no qual as empresas utilizam as tecnologias disponíveis para melhorar resultados, obter eficiência e alcançar mais clientes. Essa é uma mudança de paradigmas que coloca o papel da TI em um patamar mais estratégico e crítico. Todo esse contexto consome tempo e recursos das empresas e é necessário conhecer os detalhes e potencialidades das inovações para adaptá-los ao ambiente em questão.

A transformação digital representa a transição dos modelos de negócios estabelecidos no mundo físico para os ecossistemas digitais. Essa abordagem ultrapassa os limites da automatização de processos, marketing, gerenciamento de pessoas e soluções de TI. Tudo isso reflete na experiência de consumo dos clientes, nos funis de vendas, no ticket médio dos produtos, nos serviços digitalizados e na sociedade. Por isso, conhecer um pouco mais sobre as novas tendências é uma maneira de se antever às demandas de potenciais consumidores.

As relações de compra e venda mudaram. Conceitos como brand experience, big data, programação mobile, computação em nuvem e atendimento omnichannel ganham cada vez mais força, e as inovações tecnológicas dão uma nova roupagem aos requisitos de satisfação dos clientes. Essas mudanças aceleradas exigem uma postura dinâmica, atualizada e efetiva dos gestores de negócios. A junção das hard e soft skills de seus times pode abrir novas oportunidades nos cenários futuros do mercado.

Qual é o impacto da transformação digital na sociedade?

O surgimento da Era Digital repaginou a forma de prestação de serviços e fornecimento de produtos. Esse fenômeno representa as mudanças nos contextos tecnológicos, administrativos, humanos, financeiros e sociais. Diante disso, é interessante implementar planos de ação na sua empresa para conseguir visualizar as oportunidades nesses novos cenários de atuação. Afinal, o uso da tecnologia é uma realidade irreversível e é preciso lidar com os volumes crescentes de dados e informações.

O impacto da transformação digital também se manifesta nos padrões de comportamento do mercado e dos consumidores. Agora, as transações envolvem muito mais do que apenas a troca de itens e dinheiro. Reforçam-se os conceitos de valor agregado, engajamento e experiência do usuário. Os processos automatizados geram comodidades para os clientes e novos desafios para os empreendedores.

Confira agora 4 temas relevantes quando se fala em inovação!

1. Inteligência artificial

Trata-se da criação de inteligência por meio de algoritmos, bots e rotinas programáveis. O intuito é acelerar a execução de tarefas repetitivas para conseguir mais tempo livre para as demandas relevantes dos negócios. Os assistentes virtuais já são uma realidade em muitas empresas.

A coleta massiva de dados dos usuários é uma grande oportunidade de gerar soluções mais efetivas para os problemas dos clientes. Por meio dessa abordagem, as empresas podem simular realidades, testar hipóteses e predizer cenários de mudanças. As tecnologias para desenvolvimento de chatbots, por exemplo, facilitam a comunicação entre negócios e consumidores e tudo isso viabiliza uma melhor segmentação e atendimentos mais customizados.

2. Machine learning

O Machine Learning é um conceito resultante dos algoritmos de inteligência artificial. São utilizados programas para coletar dados, aprender informações e realizar predições sobre determinados contextos. Nesse cenário, uma máquina pode ser treinada para implementar rotinas, funções recursivas, sets de instruções e tarefas repetitivas.

Para tanto, são aplicados os conceitos de programação lógica indutiva, agrupamento de padrões, redes Bayesianas e árvore de aprendizado reforçado. A empresa pode, por exemplo, gerar apps de visão computacional e de detecção de imagens com taxas de erro cada vez menores, o que também favorece a identificação das demandas mais frequentes dos usuários do negócio.

3. IoT

É a sigla referente à internet das coisas, cenário crescente onde smartphones, tablets, computadores e sensores de movimento conseguem captar e transmitir dados em tempo real. Com isso, conceitos como cidades inteligentes, georreferenciamento e uberização de serviços se tornam cada vez menos abstratos.

Todos esses elementos integrados e comunicantes formam os ecossistemas digitais. Ao aplicar esses insights nos modelos de negócios, as empresas conseguem criar experiências de compra personalizadas, específicas e exclusivas para os clientes da sua marca. Para isso, são utilizadas informações como dados demográficos, preferências de consumo, comportamento de compra e horários das transações financeiras.

4. Data-driven marketing

Os volumes de dados na rede crescem em um ritmo exponencial, o que reforça a necessidade dos modelos de negócio se adaptarem a esses novos cenários. Investimentos em tecnologias de armazenamento e sincronização de informações , por exemplo, podem ser uma opção bem interessante.

O aumento das tecnologias móveis, rotinas de otimização e transações na internet gerou mudanças profundas nas demandas de mercado e viabilizou o surgimento do data-driven marketing. Trata-se de uma abordagem onde se analisa informações para criar planos de ação mais competitivos. A ideia é gerar inteligência de negócios por meio do big data e monetização de dados.

Em resumo, esses são os 4 temas de maior destaque quando se fala em inovação. Você pode perceber que transformação digital afeta bastante os negócios, e esse é um cenário complexo e dinâmico que requer estratégias bem delineadas, times engajados, informações consistentes e tecnologias inovadoras.

O capital humano exerce um papel muito relevante nesse novo contexto. Por isso, é importante contar com apoio especializado para tomar as melhores decisões sem incorrer em custos e riscos desnecessários.

Gostou do artigo? Então, conheça os clientes que a Incodde já atendeu e veja como podemos te ajudar também!

Você também pode gostar

Deixe um comentário